top of page

biodiversidade e alterações climáticas: aprender para agir

atividade de exterior

Numa atividade de outdoor, os alunos fazem um jogo de pista onde identificam a biodiversidade aí existente.

Com o apoio dos professores / dinamizadores aprendem o modo de funcionamento do ecossistema e o tipo de relações tróficas que aí se estabelecem.

É introduzida a problemática das alterações climáticas.

Em grupo os alunos pensam sobre os valores existentes e sobre as consequências (e as causas) das alterações climáticas sobre esses valores.

São divididos papéis num role play e é aberto um "debate público" onde cada um simula o papel que lhe foi distribuído.

No final, em conjunto os alunos são convidados a tirar conclusões e a proporem medidas que outros e eles próprios possam realizar para contrariar os problemas identificados.

Eu aprendo e decido

 

Os alunos devem ficar gradualmente mais envolvidos no planear e assumir a responsabilidade pela sua própria aprendizagem no que se refere ao valor da água para os indivíduos e para o mundo. A aprendizagem tem de ter o seu ponto de referência no dia a dia e estar relacionada com a experiência prática. Os estudantes  têm de se familiarizar com a forma como a produção e o consumo levam à poluição e ao desperdicio de água e o que tem de ser feito para prevenir e reparar este desperdício.

A campanha final visa mostrar a importância de aprender os conceitos-chave e os valores envolvidos e a relevância da intervenção cívica no que diz respeito à água como vital para a vida. Os estudantes devem comprender de que forma os seus hábitos afetam o ambiente de modo a mudar as suas atitudes em relação ao ambiente.

 

O projecto SAME world proporciona atividades e ferramentas relevantes para crianças e adultos, por forma a saberem mais sobre estas questões e participarem em ações simples mas que podem transformar o nosso ambiente num “Mundo IGUAL para todos”.

Incentivar alunos e professores para a compreensão crítica e práticas de cidadania ativa relacionadas com as mudanças climáticas e migrações ambientais, recorrendo a abordagens inovadoras, tecnológicas e experimentais

Please reload

PAlestra

biodiversidade e alterações climáticas

bottom of page