top of page

 

 

 

A Associação de Professores de Sintra, uma vez mais, integra um Projeto de Educação a nível Europeu, o Projeto SAME WORLD (SUSTAINABILITY.AWARENESS.MOBILIZATION.ENVIRONMENT) in the Global Education for EYD 2015.

 

A Europa elegeu 2015 como o ano Europeu do Desenvolvimento, tendo como objetivo sensibilizar os cidadãos para a interdependência entre a Europa e os Países em desenvolvimento, centrando-se especialmente na justiça ambiental e na mobilização a favor de estilos de vida sustentáveis.

 

A Associação de Professores de Sintra pretende fomentar até 2017 (junto de estudantes, professores e pais) o conhecimento científico, a reflexão, o pensamento crítico e práticas de cidadania ambiental global relacionadas com as mudanças climáticas e migrações. Estas questões vão estar centradas em inúmeras atividades desenvolvidas com professores, em projetos de escolas de diferentes anos de escolaridade e em debates mais alargados a partir do contributo dos diferentes países envolvidos. Encarar as alterações climáticas não apenas como uma questão ambiental mas também como uma questão ética implica promover uma conduta sustentável como parte fundamental da resposta da sociedade às alterações do clima.

 

Pretende-se com as diversas intervenções dos países envolvidos no projeto, desenvolver um sentido de identidade ambiental, pela consciência das relações desiguais entre os povos, pela situação dos atuais “refugiados ambientais” que afetam milhões de pessoas obrigadas a procurar outras paragens.
Conseguir, numa prática pedagógica, tornar visível esta injustiça implica muitas alterações, desde atitudes, comportamentos e práticas sociais na escola e sociedade.
Durante o período de desenvolvimento do projeto, professores, alunos e pais da área de influência da Associação serão convidados a participar em atividades diversificadas como oficinas de ambiente, cursos presenciais e à distância, sessões de exploração de um kit pedagógico, seminários internacionais, mesas redondas, atividades de ar livre, observatório da juventude contra a injustiça ambiental, etc. Todas estas iniciativas convergem para a consciencialização, mobilização a favor e respeito pelo ambiente numa perspetiva de educação global.

 

O Projeto SAME estará representado na Exposição Mundial 2015, Milão, "Nutrir o Planeta, Energia para a vida” que decorre de 1 de Maio até 31 de Outubro. Durante este evento será apresentado um kit com atividades educativas que abarcam temas como justiça ambiental, mudanças climáticas e migração ambiental.

 

Saiba mais sobre o projeto em www.sameworld.eu

 

 

 

 

 

 

O planeta pode ser salvo através de um jogo? Tens coragem para testar? Viaja no tempo e no espaço e enfrenta OS DESAFIOS DE UM FUTURO (IM)PERFEITO!

bottom of page