top of page

III Seminário InternationalSame World

O projeto SAME World (www.sameworld.eu) foi concebido com o propósito de chamar a atenção de alunos, pais e professores para a interdependência entre a Europa e os países em desenvolvimento, destacando a Justiça Ambiental e apelando à adoção de estilos de vida sustentáveis na busca de uma vida decente para todos. A promoção do conceito de cidadania ambiental global, das práticas amigas do ambiente, e a mudança cultural de atitude relativamente aos emigrantes chamou a atenção de 13 instituições europeias que tê vindo a trabalhar em conjunto desde 2015, Ano Europeu do Desenvolvimento.


A sua ação tem-se refletido em experiências educativas visando encorajar a compreensão crítica de estudantes, famílias e professores sobre as alterações climáticas, Justiça Ambiental, Direitos da Natureza e dos Migrantes. 


Assistimos hoje a um desenvolvimento extraordinário, mas que apenas atinge alguns países. Mas de quem é a responsabilidade? As alterações climáticas são uma realidade que põe em causa o nosso estilo de vida e o nosso tipo de economia? Porque razão algumas zonas do planeta se tornaram subitamente perigosas e levaram à migração forçada?


Estas questões têm sido amplamente debatidas na sociedade e as escolas não podem alhear-se desta discussão. Mas melhor do que discutir é, sem dúvida, envolver os estudantes em ações simples, mas eficazes que definitivamente contribuam para mudar os nossos comportamentos, e para um “mundo igual para todos”.


 Para a promoção de mudanças significativas adotou-se uma abordagem integrada que permitisse a compreensão da essência do projeto. Essa estratégia revelou-se eficaz ao levar à consecução de várias iniciativas, como a produção de um kit educativo, um curso para pais e professores posto em funcionamento em 10 países da Europa, atividades de exterior, criação e representação de uma peça de teatro, um jogo online, um observatório sobre Justiça Ambiental. Todas estas atividades convergiram no sentido de se identificarem boas práticas a apresentar aos decisores políticos dos países envolvidos, de modo a serem incluídos nos vários curricula os principais tópicos já identificados. Este Seminário constituirá uma excelente oportunidade para repensar práticas e programas educativos num ambiente internacional diversificado em que a partilha de experiências e troca de perspetivas enriquecerá, seguramente, todos os intervenientes.

bottom of page